T01 Ep09 O caso Belota
O CASO
Vergiliana Garcia Farias, diarista, chega para trabalhar no Apartamento 204, do bloco 13, no condomínio Parque Solimões, Bairro Raiz, na zona sul da capital do Estado do Amazonas, Manaus, por volta das 8 da manha, do dia 21 de janeiro de 2013.
Ao entrar no apartamento, encontra sua patroa, Maria Gracilene Robert Belota, de 55 anos, caída no corredor do apartamento. Ela então corre para o quarto da filha de Maria Gracilene, Gabriela Belota, de 26 anos. Gabriela estava na cama, enrolada em um lençol, com uma camiseta, um short, um, como a diarista disse, um plástico na cabeça e o cachorro de Gabriela, o Yorkshire Rick, pendurado pela coleira no armador de rede, dentro do quarto.
Gabriela Belota e Maria Gracilene Robert Belota |
Vergiliana então chama a policia.
Maria Gracilene, era coordenadora geral de comércio exterior, na Suframa, autarquia responsavel pela administração e controladora dos incentivos fiscais das empresas da zona franca de Manaus. Gabriela, estudava na Universidade do Estado do Amazonas. Estava no ultimo ano de Odontologia e tinha um blog com a amiga Carol Pedrosa, o “SE JOGA”, onde escrevia sobre moda e era bastante conhecido na cidade. Gabriela chegou a dar algumas entrevistas na Tv falando sobre o blog.
Maria Gracilene e Gabriela |
O pai, Mário Belota, coronel da reserva do Corpo de Bombeiros, já estava separado há alguns anos de Maria Gracilene, já havia casado novamente e tinha um filho de 11 anos, Henrique, desse casamento, mas tinha uma ótima relação com Maria Gracilene e com a filha.
Mário Belota, pai de Gabriela e ex-marido de Maria Gracilene |
A policia chega e encontra mãe e filha com sinais de estrangulamento. A primeira suspeita da policia seria latrocínio (roubo seguido de morte).
Maria Gracilene no corredor do apartamento |
O sobrinho e primo das vitimas, Jimmy, chega no local do crime muito abalado e aparentemente sob efeitos de remédios.
Jimmy Robert Queiroz de Brito |
Rodrigo Moraes Alves, de 19 anos, vai até o apartamento procurando por Jimmy, alegando ser namorado dele, quando a policia já estava lacrando o apartamento. Um dos policiais civis que estavam na equipe de investigação, observa em Rodrigo arranhões que ele tinha no pescoço e que pareciam ser muito recentes.
Jimmy e Rodrigo |
Enquanto estavam no apartamento realizando a pericia e a investigação policial, a Policia recebe um outro chamado. Um assassinato havia acontecido no bairro São Raimundo, na zona Centro-Oeste de Manaus.
Maria Anesia Vitor de Amorim , trabalhava há 8 anos como empregada doméstica na casa de Roberval Robert de Brito, de 63 anos, empresário do ramo de pesca.
Chegando no apartamento para mais um dia de trabalho, Maria Anesia estranhou que Roberval ainda estivesse dormindo então foi até o quarto dele. Ao abrir a porta, encontra ele de costas para cima na cama, com as mãos amarradas para trás, corte na nuca e sinais de estrangulamento.
Roberval Robert de Brito no momento em que a policia chega ao local do crime |
Ela liga imediatamente para a policia.
Mais o que mais intriga nesses dois crimes, além de terem um modus operandi parecido, são que, as duas vitimas, mãe e filha, eram irmã e sobrinha, da terceira vitima. E foi ai, que a Policia percebeu, que os casos estavam conectados.
Jimmy, Roberval, Maria Gracilene e Gabriela |
Tanto o primeiro local de crime, quanto o segundo, não haviam sinais de arrombamento ou entrada forçada. Isso descartou a possibilidade de latrocínio. Ou as vitimas conheciam o assassino e deixaram entrar. Ou ele tinha livre acesso a ambas as residências.
Rick |
Lembram que eu comentei que logo pela manha daquele dia 22, quando a policia estava fazendo a pericia no apartamento, o sobrinho e primo de Maria Gracilene e Gabriela, apareceu lá e depois o namorado dele tambem? Lembram que eu contei que um dos policiais tinha desconfiado de umas marcas no pescoço do namorado? O que eu não contei é de que Jimmy, era filho de Roberval. Ainda tentando entender o que poderia ter acontecido, a policia leva tanto Jimmy quanto Rodrigo para a delegacia especializada em homicídios e sequestros.
Após longas horas de interrogatório, Rodrigo acaba confessando os crimes e entrega o nome de outra pessoa envolvida: Ruan Pablo Bruno Claudio Magalhães.
Tanto Rodrigo quanto Ruan confessam tudo. Jimmy se recusa a confessar e nega saber alguma coisa.
Ruan Pablo, Jimmy e Rodrigo no dia da prisão |
Em depoimento, Rodrigo e Ruan dizem que Jimmy planejou os crimes. Eles estavam conversando e entendendo como poderiam fazer a pelo menos 3 semanas antes do acontecido.
Jimmy, Rodrigo e Ruan Pablo |
A motivação do Jimmy seria a herança que receberia do pai, avaliada em torno de R$200 mil.
No dia seguinte, 23 de janeiro, após ver tanto Rodrigo quanto Ruan, recebendo visita da família e apoio, Jimmy percebe que está sozinho e resolve confessar e ajudar a policia.
Jimmy Robert de Queiroz Brito, de 33 anos, publicitário, era filho de Roberval e Sandra, e tambem tinha uma irmã, Jamille Brito, que na época dos crimes estava morando na Alemanha, casada com um alemão. Acho até que, se tudo desse certo no plano que só na cabeça do Jimmy, ,funcionaria, ela com certeza, se viesse ao Brasil, seria a próxima na lista dele.
Então vamos contar o crime de acordo com a confissão de Jimmy:
A mãe de Jimmy, Sandra, tinha descoberto um câncer há um tempo atrás e quem acolheu tanto ela quanto ele, foi Maria Gracilene. Ela abriu a casa dela para que Sandra ficasse lá, enquanto se tratava, cuidou dela durante a doença, mas infelizmente, 8 meses antes do seu próprio assassinato, Sandra morreu devido ao câncer.
Gabriela, Maria Gracilene, Jimmy e Sandra (mãe de Jimmy), um pouco antes do falecimento dela, devido a um câncer |
Jimmy e a irmã ficaram morando na casa da Maria Gracilene durante todo o processo da mãe, que durou uns 6 meses. Depois do falecimento dela, Jamile voltou pra Alemanha e Jimmy continuou por um tempo morando no apartamento. Ele e a tia se davam muito bem. Ele e a prima tambem. Era uma relação, pelo menos para a Gabriela, de irmãos. O carinho que ela tinha por ele, era de irmão mais velho, afinal ele era 7 anos mais velho que ela. A tia, tambem gostava muito dele. A ponto, de, mesmo depois dele ter ido embora, ela dar uma chave do apartamento pra ele, pra que ele pudesse ir lá, quando ele quisesse.
No dia 21 de janeiro, Jimmy liga para a casa da tia, querendo saber se alguem estaria em casa, porque ele teria esquecido uma agenda lá e precisava dela. Vergiliana atende e confirma que Gabriela está em casa.
Ele vai até o condomínio no carro dele, um Gol prata, com o Rodrigo e o Ruan, dentro do carro. Um no banco da frente e outro escondido, deitado, no banco de trás. Chega por volta das 17:30 mais ou menos. A Gabriela estava em casa, abriu pra ele a porta, foi para o seu quarto e deixou ele a vontade procurando a tal agenda.
Ele disse pra prima que não tinha encontrado a agenda e perguntou se podia levar o Rick, o cachorro da Gabriela, que ela era apaixonada, pra dar um passeio pelo condomínio. Ela deixa.
Gabriela e Rick |
Aproveitando que tinha saído, ele vai até o carro, entrega a chave dele do apartamento para o Rodrigo e manda ele e Ruan irem lá assassinar Gabriela.
Rodrigo abre a porta, entra, Gabriela reconhece ele, já que ele já tinha ido lá diversas vezes, como namorado do Jimmy. Ela corre pro quarto, Rodrigo vai atrás, enquanto o Ruan, fica em outro cômodo. Rodrigo ataca Gabriela, usando película de insufilm para asfixia-la. Ela tenta se defender bravamente e durante isso, arranha o pescoço do Rodrigo. Ele pega um estilete e dá um corte na garganta da Gabriela.
Gabriela Belota |
Rodrigo então enrola o corpo dela no lençol.
A Maria Gracilene estava no trabalho. Então os 3 resolveram esperar por ela dentro do apartamento. As câmeras de segurança do condomínio gravam quando ela chega de carro, por volta das 20:06.Quando ela entra em casa, Ruan e Rodrigo surpreendem ela no corredor do apartamento. Ela é estrangulada e tem a garganta cortada com estilete tambem.
Rick, o cachorrinho, começa a latir muito. Então Jimmy manda Rodrigo matar o cachorro. Ele então usa a coleira para enforcar o cachorrinho no gancho da rede que ficava no quarto da Gabriela. Muito triste gente.... Eu deixei a foto lá no blog do podcast, mas confesso que foi muito difícil. É de uma crueldade, de uma falta de amor, de sentimento bom mesmo, sabe?
Rick 😢 |
Rodrigo sai do condomínio dirigindo o Gol prata enquanto Jimmy e Ruan, vão no carro de Gabriela, um Fiesta Vermelho.
Os 3 saem dali direto para um motel Beija-Flor. Eles tomam banho e trocam de roupa. Jimmy sai com o Gol prata para trocar por um Montana preto, antes de irem cumprir a ultima parte do plano sórdido.
Eles ficam no motel até quase 2 da manha, esperando a hora de irem até a casa do pai do Jimmy, Roberval.
Apesar de não morar com o pai, Jimmy tinha a chave da casa. Ele, Ruan e Rodrigo chegam na casa da Rua Rêgo de Barros, as 2 da manha. Roberval já estava dormindo. Ele é asfixiado até a morte e tem as mãos amarradas com um cinto nas costas.
Jimmy tinha muito mágoa pelo pai não aceitar sua orientação sexual. E havia uma herança que Jimmy queria receber. A morte da tia e da prima ele justificou dizendo que, elas desconfiariam dele, quando soubessem da morte de Roberval, e, com a morte dele, elas tambem teriam direito a tal herança, então, ele achou melhor, matar elas primeiro.
Eu particularmente, acho que não é algo que pra mim faz sentido. Primeiro porque a tia dele, ajudou muito tanto ele quanto a mãe dele, sem nem ser obrigação dela, porque quando a Sandra foi diagnosticada com câncer, ela já estava separada do Roberval, então a Maria Gracilene, ajudou por amizade, por carinho, não por algum laço familiar. E ela aceitava ele como ele era. Acolhia ele e Rodrigo... Ficou com ele meses na casa dela. Confiava nele. Acho que o mais terrível e absurdo disso tudo, ele ter coragem de mandar assassinar alguem que o ajudou tanto. E depois, eles não eram os únicos membros da família.
A família era relativamente grande. E como ele poderia saber, se elas iriam querer algo ou não. O apartamento que elas moravam por exemplo, depois da separação da Maria Gracilene e do Mário, ficou pra Gabriela. A Maria Gracilene tinha um salario muito bom, profissionalmente, ela tinha uma posição e um cargo alto numa autarquia importante no Estado. Gabriela já tinha quase todo o consultório dela pronto, já tinha o próprio carro, já era uma menina influente no meio dela de moda e de estilo, então não vejo indícios de que elas precisariam ou pensariam em querer algo da herança.
E tem um outro ponto: O Jimmy ofereceu uma parte da tal herança para os comparsas, então o que ele iria dividir com a tia e a prima, ele iria te dar para o Rodrigo e para o Ruan, a não ser que ele tentasse contratar outras pessoas pra matarem eles tambem, mas ia virar uma bola de neve...
A empregada do Roberval inclusive, depois em juízo, daqui a pouco, eu vou falar do julgamento, conta que por mais que o Roberval não aceitasse a homossexualidade do Jimmy, ela em 8 anos, nunca tinha visto eles brigando ou eles discutindo. Mesmo ele indo pouco lá, quando ia, o pai o recebia relativamente bem.
Jimmy tambem comentou que Roberval recebia uma pensão, de R$ 3 mil e só repassava R$ 500 pra ele.
Como Gabriela foi encontrada com o short abaixado e sem calcinha, a pericia coletou material para um exame de estupro e recolheu material genético de Rodrigo, que era quem havia matado ela, para comparar.
Rodrigo Moraes Alves |
Dia 15 de fevereiro, o exame voltou positivo. Como ela ficou mais de 20 minutos entre o inicio da asfixia e a morte propriamente dita, a policia acreditou que ela foi estuprada durante o estrangulamento.
Claro, Rodrigo negou tudo. Mas, a prova não deixava duvidas. Havia sêmen na area vaginal dela e o o DNA do sêmen era compatível ao do Rodrigo.
A policia localiza a loja que vendeu o insufilm e recuperou a nota de compra que estava em nome de Rodrigo Alves mas que foi paga em dinheiro por Jimmy.
O carro da Gabriela foi localizado pela policia no centro de Manaus, no dia seguinte, 23 de janeiro, estacionado.
Os advogados de defesa de Jimmy, assim que ele foi preso, alegou que ele era insano mental e que os sinais começaram dentro da cadeia. Alegação que obviamente foi descartada pelo promotor, até porque, como ele mesmo disse, a imputabilidade só é cogitada se comprovada antes do crime e não depois. O promotor inclusive, disse algumas vezes que o Jimmy era um psicopata, mas vale dizer que não existe nenhum laudo que confirme isso, ele não foi avaliado por nenhum profissional especialista.
Por duas vezes, os pedidos de revogação da prisão preventiva de Rodrigo e do Ruan foram negados.
Rodrigo, segundo os advogados dele, estaria recebendo ameaças de morte dentro da cadeia, depois que a imprensa divulgou detalhes do crime e do que ele havia feito.
Em 17 de maio, Rodrigo foi transferido para uma cela individual no Instituto Penal Antônio Trindade, enquanto uma sindicância averiguava a veracidade das acusações feitas por ele de que foi estrangulado dentro da ala em que ele estava. O que seria até engraçado né. Ele estrangulou 3 pessoas, mas estava desesperado, querendo ser protegido, justamente por terem tentado estrangular ele. Eu diria que foi quase um pay back. Afinal, a gente planta o que colhe, não é mesmo?
Mas, achou que nada ia acontecer mais com ele? Achou errado. Em julho, ele fugiu da cadeia. Acredita? Teve uma rebelião e ele aproveitou pra fugir. Deu certo? Não! Porque além de criminoso assassino, também é burro. No mesmo dia ele foi recapturado. Porque graças a Deus, ele nem se esconder sabe.
Recaptura de Rodrigo |
O julgamento dos 3 começou no dia 21 de novembro de 2013 às 10:46 da manha, no Fórum Henoch Reis.
A defesa de Jimmy pede, logo no inicio da sessão, o desmembramento do processo por não terem tido acesso a provas juntadas aos autos, como DVDs, pen drives, um HD. O MP contesta e a juíza opta então por tirar do processo as provas citadas.
Mesmo assim, os advogados continuaram alegando o cerceamento da defesa e, resolveram renunciar a defesa.
A juíza então nomeia um defensor publico para Jimmy, que recusa. Ela então nomeia outro, que já não podia ser recusado. E para felicidade de quem estava no fórum, para a família, e tristeza para o Jimmy.
O promotor do caso, Fábio Monteiro, arrolou 9 testemunhas de acusação, entre elas, o policial civil Marcelo Saturnino, um dos primeiros a chegar no local e que foi quem desconfiou das marcas em Rodrigo e da ligação entre os dois locais de crime, Maria Anezia, a empregada do Roberval e quem encontrou o corpo dele e a Vergiliana, diarista de Maria Gracilene e que encontrou as duas, mãe e filha mortas e o pai do Rodrigo, que mesmo respondendo judicialmente por maus tratos a um outro filho, foi testemunhar. Segundo ele, Rodrigo andava deslumbrado com os presentes que recebia de Jimmy.
No meio do julgamento, obviamente, em mais uma tentativa de talvez anular tudo, o Jimmy resolve dizer que ele não foi o mentor do crime sozinho. Ele acusa Olga Matos, esposa do seu avô, Benjamin Brito, pai de Maria Gracilene e Roberval, de ser a real idealizadora dos crimes.
Carta de Jimmy escrita na penitenciária, onde ele acusa Olga de ser a mentora dos crimes |
Tanto Roberval, quanto Maria Gracilene e Gabriela, teriam descoberta uma traição dela ao marido e isso teria sido a primeira razão pra que ela resolvesse matar os 3. Além é claro, da tal falada herança. Herança essa, que eu na minha pesquisa, não consegui descobrir se realmente existia e existindo se o processo de inventário já acabou.
Mas, frustrando seus planos, a juíza do caso não parou o julgamento por causa dessa nova acusação. Ela ordenou que a policia fizesse uma investigação paralela, enquanto o julgamento acontecia. Até porque, a verdade é que não faria muita diferença. Havendo ou não, mais uma cabeça pensante, quem orquestrou e mandou executar foi ele. E quem executou tambem já estava sendo julgado pelo que fez. Nenhum dos 3 era inocente.
A policia pediu a quebra do sigilo telefônico da Olga, investigou. Foi atrás de corroborar os dias e horários, que Jimmy alegava ter encontrado ela. O dinheiro que ele dizia que ela tinha dado pra que ele comprasse o que fosse preciso, em torno de R$1000, porem, a policia não encontrou nada que levasse a crer, que ela estaria envolvida de alguma forma.
Após 20 horas de julgamento, Jimmy é condenado a 100 anos. 30 anos pela morte de Maria Gracilene. 30 anos pela morte da Gabriela. 36 pela morte do pai e 4 anos por furto qualificado.
Rodrigo é condenado a 94 anos e 8 meses. 29 anos pela morte da Gabriela. 29 pela morte da Maria. 23 anos pela morte do Roberval. 10 anos por estupro. 3 anos por furto qualificado. 8 meses por maus tratos aos animais.
Ruan Pablo foi condenado a 84 anos. 29 anos pela morte de Gabriela. 29 anos pela morte de Maria Gracilene. 23 anos pela morte de Roberval. 3 anos por furto qualificado.
O pai de Gabriela, em entrevista, disse que acreditava que sim, havia uma quarta pessoa envolvida, mas não citou nomes. Só disse que, talvez, seria a pessoa que estava brigando pelo apartamento em que Maria Gracilene e Gabriela moravam, que como eu disse antes, estava em nome da Gabriela. Inclusive, após as mortes, ele se mudou com a esposa e com o filho pra esse apartamento.
Em 2015, o Tribunal de Justiça do Amazonas, reduziu as penas dos 3.
A defesa do Jimmy defendia a tese de que havia erro no calculo da pena. A juíza calculou a pena individualizada ao invés de calcular como crime continuado.
O Tribunal acatou e reduziu as penas em: Jimmy, 85 anos, Rodrigo, 70 anos e Ruan, 60 anos de reclusão.
Os 3 ainda estão em regime fechado.
Esse caso foi um dos que mais chocaram Manaus nos últimos anos e não é para menos. É sempre muito perturbador, revoltante mesmo, quando um crime tão brutal, tão sem razão, acontece dentro da própria família, vindo de alguem que voce confia, que voce entrega a chave da sua casa, que você considera um irmão, considera um filho, alguem que você pode contar, de alguem que é realmente um filho, uma filha....
Vídeo em Homenagem a Familia Belota
Esse foi o episódio de hoje,
Até o próximo,
Beijusssssss
Comentários
Postar um comentário